Tanto as vendas quanto o marketing estão focados, principalmente, em trazer novos negócios para a empresa. Selecionamos algumas orientações para você se destacar no mercado:

  • Tenha empatia, crie uma interação verdadeira com seu público. Coloque-se no lugar do seu cliente e entenda as suas expectativas, necessidades e desejos.
  • Busque conhecimento, principalmente no segmento do seu negócio. Após o início da pandemia, aumentou a oferta de conteúdos on-line.
  • A nostalgia por objetos simples será acelerada pela pandemia. O resgate do passado pode ser uma boa estratégia.
  • Tenha práticas éticas e sustentáveis. O público está mais consciente e tem dado preferência a empresas responsáveis com o social e o meio ambiente.
  • O hábito de comprar do pequeno comerciante local está cada vez mais valorizado pelo consumidor. Se você tem um negócio desse porte, aproveite essa maré boa. Desenvolva diferenciais no seu atendimento, treine seus funcionários, crie um ambiente convidativo e canais de comunicação com o seu cliente.
  • Aposte em peças feitas à mão, produtos caseiros, alimentos orgânicos de produtores menores, entre outros. Você apoia pequenos empreendedores e traz um diferencial para o seu negócio, com a venda de produtos exclusivos ou que não são encontrados facilmente na concorrência.

Com a pandemia consumidores esperam que marcas deem o exemplo

  • 25% que as marcas sirvam de exemplo e guiem para a mudança.
  • 21% que elas sejam práticas e realistas, ajudando as pessoas no dia a dia.
  • 18% que marcas usem seus conteúdos para explicar e informar o seu público.
  • 20% que elas ataquem a crise e mostrem que ela pode ser derrotada.

Locavorismo: saiba mais sobre essa valorização do comércio local

Locavorismo é a prática de comprar alimentos apenas de produtores ou pequenos comércios da região, priorizando empreendimentos locais.

Os consumidores locávoros são pessoas engajadas no ativismo alimentar e ambiental e que buscam práticas sustentáveis.

Produtos mais procurados:

  • Alimentos orgânicos.
  • Peixes e frutos do mar.
  • Geleias, biscoitos e queijos produzidos em pequenas propriedades rurais próximas ao ponto venda.
  • Marmitas e os pães caseiros em geral, vendidos diretamente por quem produz em casa ou distribuídos para estabelecimentos e empresas vizinhas.

Para saber o que fazer para atrair e contemplar o público locávoro acesse ao portal www.sebrae.com.br/coronavirus e leia o artigo LOCAVORISMO: SAIBA MAIS SOBRE ESSA VALORIZAÇÃO DO COMÉRCIO LOCAL